segunda-feira, 3 de novembro de 2008

CIÊNCIAS E ARTE: AMPLIANDO HORIZONTES E FORMANDO CIDADÃOS


PROJETO:Ciências e Arte: Ampliando horizontes e formando cidadãos.
PROFESSORES: Heleuza Carrilho Tuka de Almeida e Vanessa Quadros de Oliveira
JUSTIFICATIVA: Vivemos atualmente, em nossa sociedade uma necessidade de realização de projetos, no qual as condutas de antecipação para prever e explorar o futuro, fazem parte do nosso presente. Essa influência do futuro sobre nossas adaptações cotidianas só faz sentido se os domínios que tentamos desenvolver sobre os diferentes espaços cumprem a função de melhorar as condições de ensino dos nossos alunos. Salienta-se que a escola é o local privilegiado para oportunizar essas situações de aprendizagem, dentro de seu espaço e no da comunidade que está inserida.
Fundamentados nesses modelos, propõe-se um trabalho interdisciplinar entre as disciplinas de Ciências e Artes. O referido trabalho é alicerçado nos três eixos dos Parâmetros Curriculares Nacionais que norteiam a aprendizagem da Arte: produzir, apreciar e contextualizar. A produção deve ser realizada através da experimentação, a apreciação está ligada à produção artística de cada um e de seus colegas, e a contextualização é o conhecimento do aluno em relação à sua própria criação e à arte como produto social e científico. Estes eixos citados, são executados de forma adequada ao projeto proposto pelos professores.
A experiência em artes é capaz de engrandecer toda e qualquer prática da vida humana e ensino da arte popular tem várias relações com outras disciplinas. Em Ciências Naturais, por exemplo, o estudo de obras que retratam o corpo humano, plantas e/ou os animais pode se transformar em uma alternativa eficaz na integração das duas disciplinas.
Nesse sentido, a proposta do projeto direciona os modos de expressão das disciplinas em questão, cada uma com seu olhar, realizando ações pedagógicas diferenciadas, oferecendo aos alunos a oportunidade de iniciar o aprendizado nas diversas linguagens e os fazendo entender o que está sendo realizado através da observação e pesquisa no contexto das manifestações artísticas e científicas.
A capacidade que a criança tem de aprender o mundo, de reparar nos detalhes, de olhar com cuidado e de solucionar problemas, considera-se que é infinita, pois ela chama atenção para as cores, as formas, as estruturas visuais e refletindo um repertório imagético, cultural e científico consideravelmente amplo. O desafio é múltiplo, trazendo em seu viés inúmeras possibilidades de práticas variadas nas duas disciplinas.
II –OBJETIVOS GERAIS:
Ampliar as concepções da Arte e das Ciências, levando em consideração os saberes trazidos pelos alunos para reconstruí-los de acordo com o contexto e as necessidades de cada um, estimulando a livre expressão, apreciando além da sua produção, a produção de seu colega, tornando-o um observador mais atento em relação ao seu cotidiano familiar, escolar e social.
III-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Artes:

Entender e utilizar a Arte como linguagem, através de uma atitude de busca individual, articulando a percepção, a imaginação, a emoção e a investigação.Desenvolver trabalhos temáticos integrando as disciplinas de Arte e Ciências nos temas propostos.
Ciências:
Compreender, através da prática do desenho artístico, as características morfofisiológicas de alguns animais vertebrados estudados em aula.Caracterizar os animais conforme o grupo a que pertencem, através da pesquisa em livros ou em sites da internet.
IV- ESTRATÉGIAS:
Observação, análise e coleta de dados através de sites ou de livros, das características dos animais escolhidos juntamente com a professora Vanessa de Ciências.
Descrição das características das atividades propostas
Uso da Informática, com os programas Paint e Power Point, na realização de trabalhos artísticos usando como inspiração os animais vertebrados, escolhidos pelos alunos, que estão sendo estudados na disciplina de Ciências.
Apreciação - leitura e crítica – contemplando a apreciação ativa dos aspectos formais, estruturais, estilísticos, interpretativos, avaliativos e críticos, bem como conteúdo temático e narrativo.
Realização do trabalho com o material a escolha do aluno.
Criação pelos alunos com o auxilio das professoras de Artes e Ciências , de um Blog da turma com a publicação dos trabalhos realizados através da postagem das imagens e textos.

V- RECURSOS:
Computador (Paint, Power Point. Microsoft Word e sites variados), lápis, borracha, canetas, tintas, pincéis e suportes variados.

VI- AVALIAÇÃO:
Contribuição de cada aluno para a criação do blog.Atividade de auto-avaliação: leitura individual das expectativas de aprendizagem do projeto e análise do percurso pessoal em relação ao seu grau de conquista.Avaliação dos alunos em relação aos trabalhos dos colegas.
Postado por Tuka e Vanessa às
15:22 0 comentários

Nenhum comentário: